Esportes

Vitórias do futebol do Paulistano no Rio garantiram taça nacional, em 1920

⚽🏆 A CBD (Confederação Brasileira de Desportos), então principal entidade esportiva do País, reuniu de forma inédita, três campeões: Paulistano (São Paulo), Fluminense (do próprio Rio e dono da casa) e Brasil de Pelotas (Rio Grande do Sul). Foi no Rio de Janeiro, em março e abril de 1920.

Paulistano, vencedor em 1920 no Rio. Em pé: Sérgio, Zito, Arnaldo, Mariano, Orlando (capitão)
e Carlito. Agachados: Zonzo, Mario Andrada, Friedenreich, Guariba e Cassiano. Foto: Flu-Memória

Foram marcadas três partidas. Todas com datas, horários e locais definidos e divulgados (amplamente) pela imprensa (jornais e agências de notícias) com antecedência e venda de ingressos, seguindo todas as regras vigentes.

Os times foram indicados pelas federações locais: Associação Paulista de Sports Athleticos (APSA), em São Paulo; Liga Metropolitana de Desportos Terrestres (LMDT), no Rio de Janeiro; e Federação Riograndense de Desportos (FRD), no Rio Grande do Sul.

O vencedor recebeu uma taça com nome da empresa patrocinadora (Elixir de Nogueira), com a presença de representantes das entidades e equipes envolvidas (incluindo a própria CBD), em cerimônia posterior (13/4/1920) no Clube.

Em campo, no então Stadium (atualmente Laranjeiras), foram duas vitórias indiscutíveis do time alvirrubro. Com isso, o CAP foi denominado, pelos pares e pela imprensa, como campeão.

Taça Elixir de Nogueira, entregue ao Paulistano em 1920. Foto: Fábio Figueiredo

Os resultados das partidas foram:
25/3/1920 – Paulistano 7×3 Brasil de Pelotas 
28/3/1920 – Fluminense 1×4 Paulistano
3/4/1920 – Brasil de Pelotas 2×6 Fluminense 

Esta conquista reforça a história e a força do futebol do Paulistano, também 11 vezes campeão do estadual (dono de um ainda inédito tetracampeonato) e realizador da primeira excursão de um time brasileiro à Europa, em 1925.

Tudo sobre: