Cultural

Paulistano organiza programação alusiva ao Dia da Consciência Negra

O Clube formatou uma série de atividades que objetivam o fomento às reflexões sobre o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro de 2022. As ações, promovidas em parceria entre a Diretoria Cultural e a Comissão de Diversidade e Inclusão, miram o reconhecimento à importância desse tema na formação do Brasil.

Confira a programação:

Ateliê Guto Lacaz no CAP para crianças – Ídolos, Mestres e Amigos Negros

Dia 20/11
Horário
10h às 11h
Local Brinquedoteca

Com curadoria e idealização do ateliê Guto Lacaz, a ação voltada às crianças utiliza formato lúdico para apresentar ídolos, mestres e amigos negros que contribuíram para a construção de legado em áreas como esportes, artes, ciências, política, história do Brasil e do mundo.

A criança participante personalizará retrato de um homenageado negro, com inserções de desenhos e informações, em item caracterizado que poderá levar para casa.


Filme biográfico sobre o poeta João da Cruz e Sousa

Dia 20/11
Horário
15h
Local Auditório

Cruz e Sousa – O poeta do desterro retrata a história do intelectual João da Cruz e Sousa, que, descendente de escravos, recebeu a melhor educação possível e buscou reconhecimento para a sua obra. Lançado em 1998, o drama tem direção de Sylvio Back e elenco com os atores como Kadu Carneiro, Danielle Ornelas e Maria Ceiça.

______________

Especial PixinguinhaHilda Maria & Regional de Choro

Dia 20/11
Horário 15h30
Local espaço em frente ao Ginásio Antonio Prado Junior

Alfredo da Rocha Viana Filho, ou somente Pixinguinha, é um dos maiores ícones do chamado “choro” brasileiro. Conquistou o país, mesmo vivendo em uma época em que a sociedade espalhava preconceito. Com mais de mil músicas em seu repertório, tornou-se importante influência da cultura negra e na formação da identidade brasileira.

A cantora Hilda Maria e o Regional de Choro, dirigido pelo músico e produtor Paulo Serau, celebram a vida e as obras de Pixinguinha. O espetáculo apresenta clássicos como Carinhoso, Rosa, Um a zero, Lamentos e Fala Baixinho, choros instrumentais, além de choros cantados, uma das especialidades de Hilda Maria.