Publicidade:

Patrimônio

Plano Diretor guia transformações do Paulistano

Em outubro de 2023, a Diretoria do Patrimônio preparou apresentação em que detalha o histórico e o futuro do Plano Diretor do Paulistano (clique aqui para conferir mais detalhes).

Ginásio Antonio Prado Junior recuperará características originais. Arte: Divulgação

Na origem do projeto, o Clube trabalhou em conjunto com órgãos públicos para produzir um guia da evolução estrutural que fosse possível de ser implementado.

Em setembro de 2016, o CAP acionou o Departamento do Patrimônio Histórico de São Paulo, que outorgou diretrizes para a concepção. As premissas para que o objetivo pudesse ser atingido foram: reabilitação do Ginásio Antonio Prado Junior para que readquira dignidade arquitetônica e funcionalidade; preservação e melhoria da permeabilidade e da cobertura vegetal; acessibilidade universal de percursos; recuperação da qualidade do patrimônio arquitetônico e paisagístico do Clube.

Trajetória de melhorias
Até agora, o resultado do Plano Diretor é um acréscimo de 6.432 m2 para as diversas áreas do Paulistano, em obras que modificam a relação entre os associados e o Clube.

O Edifício Paulistano 120 é o principal símbolo de uma nova era, com modificações em todos os andares. Primeiramente, danos nos pilares foram detectados, com posterior trabalho de reparos e fortificação na estrutura do prédio. Cobertura metálica foi retirada para a construção de um novo pavimento, que abriga Bar do Rooftop e duas quadras de tênis.

Moderna academia foi montada no quinto andar, que saiu de 800 m2 para 1.400 m2 de área. O quarto andar, reformado, oferece auditório, salas para cursos, salão de beleza, barbearia e podologia. O terceiro andar passa por obras para permitir aulas boxe e tênis de mesa.

O Ginásio Marcello Borba teve adequações na iluminação, troca de piso e, em 2023, pintura de mural. O pavimento ao lado do campo de futebol está em remodelação completa, com intervenções que, no momento, constroem ampla lanchonete, sala multiúso para eventos e sala jovem. No andar inferior, destaque para vestiários e o novo ambulatório médico, inaugurado no último mês.

Para suportar o aumento do fluxo de pessoas, dois elevadores foram acrescentados ao prédio e os antigos estão em processo de substituição. Por fim, mas não menos marcante, o Edifício Paulistano 120 teve a fachada revitalizada.

Mudanças e reformas realizadas
As obras determinadas pelo Plano Diretor não se limitam às conduzidas no prédio. No outro lado do Clube, foram construídos vestiários e spa em área subterrânea.

O complexo de quadras de areia foi ampliado, quadra poliesportiva, inaugurada, parquinho, modernizado, e a pista de cooper, reformada.

A piscina olímpica recebeu revestimentos e sistema de filtragem similares aos utilizados em grandes competições internacionais.

A última novidade, concluída em setembro, é o restaurante japonês, sucesso de público.

Ginásio é obra de maior impacto
Entre as obras em andamento, a recuperação do Ginásio Antonio Prado Junior é ponto central do Plano Diretor.

Além da retomada de características do premiado desenho original, assinado por Paulo Mendes da Rocha e João Eduardo de Gennaro, o ginásio se transformará em uma praça esportiva que reunirá diversas modalidades, instaladas em volta da quadra central, sempre com ganho de área em relação aos espaços atuais – conheça as mudanças que acontecerão no térreo.

Futuro planejado
O Plano Diretor indica a realização das próximas obras, que garantirão um Paulistano ainda melhor. A principal mudança apontada é a edificação de três pavimentos em local hoje ocupado pela quadra 4 de tênis. O projeto, já aprovado por órgãos governamentais, proporcionará acréscimo de 1.400 m2 ao Clube.

No andar superior, uma quadra de tênis será reconstruída, enquanto o piso intermediário receberá atividades esportivas, ainda em definição. O andar inferior será constituído por piscina coberta, que, frequentada pelos praticantes de polo aquático, impulsionará não apenas esta modalidade, como a natação, que ganhará mais tempo na piscina olímpica.

Também estão planejadas a criação de central de produção em área subterrânea, para suporte às cozinhas, e reformas no Recanto Infantil, centro de fisioterapia, biblioteca, cafeteria e bar da piscina.