Patrimônio

Paulistano revitaliza calçadas e muros com projeto de paisagismo

O Paulistano está revitalizando suas calçadas e muros neste começo de 2022, em execução de projeto elaborado pelo associado Roberto Riscala, arquiteto e paisagista com mais de 1.200 trabalhos realizados no Brasil e exterior.

Calçadas recebem piso permeável e nova jardinagem. Foto: Fabio Figueiredo

A obra padroniza o entorno, melhora a fluidez de pedestres e mantém o Clube atualizado com as legislações vigentes. Para a calçada, decidiu-se por piso uniforme e permeável, no qual a água é absorvida pela terra, sem a necessidade de percorrer caminho até boca-de-lobo ou bueiro.

Quando recebeu autorização da Prefeitura de São Paulo para realizar obras subterrâneas que permitiram a construção de vestiários e Spa, o Paulistano assinou, como contrapartida, Termo de Compromisso Ambiental, com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

Entre os itens do documento, está a instalação de calçada verde, permeável, no entorno do Clube. A partir de agora, a acessibilidade e a locomoção de pessoas com deficiência ficam facilitadas graças a piso mais regular, rampas a cada esquina e indicação de percurso para cegos. As cores escolhidas, cinza e vermelho, estão alinhadas com a identidade do Clube.

Também há foco na caracterização dos muros, agora padronizados. Na área da jardinagem, optou-se por moreias no solo, pela estética e resiliência. Trocou-se também a unha-de-gato, que, de folhagem perene, exige grande manutenção e pode deteriorar os muros, pela “hera canadense” ou “falsa vinha”, que perde as folhas no inverno, é bonita e menos agressiva.