Governança

Paulistano lança canal de denúncias

O Paulistano lançou o Canal CAP de Integridade, um dos pilares do Programa de Ética e Integridade proposto pela Diretoria de Governança. O canal de denúncias está disponível a partir desta sexta-feira (30/6/2023).

Outros pontos essenciais fazem parte de três documentos publicados no site oficial: Política de Compliance, Política Anticorrupção e Política de Tratamento de Denúncias.

“O canal de denúncias equipara o Paulistano às práticas de grandes empresas e instituições. É fundamental para o nosso alinhamento aos conceitos de ESG e pode ser utilizado por associados, colaboradores, atletas e parceiros comerciais”, afirma Eder do Lago Mendes Ferreira, presidente da Diretoria.

“A implantação do canal é parte de um processo que evoluirá com a aprovação de propostas de alterações estatutárias encaminhadas ao Conselho Deliberativo e, posteriormente, em Assembleia Geral. Entre os pontos das novas redações, está o estabelecimento do Código de Ética e Conduta e do Comitê de Ética e Integridade, um novo órgão que seria formado por diretores, conselheiros, associados, colaboradores e atletas, escolhidos por associados em votação”, complementa o dirigente.

O canal foi criado para receber denúncias sobre casos de corrupção, assédio moral ou sexual, desvio de recursos, vantagem indevida, racismo ou discriminação, abuso de poder, conflito de interesses, fraude ou informação inexata, violação de procedimentos ligados à ética e integridade, e retaliações pelo uso do canal. Para outros temas, os associados devem acionar a Ouvidoria, que segue atuante na gestão de relacionamento entre a Diretoria e os frequentadores do Clube.

A empresa possui time de recepção qualificado, composto por psicólogos e profissionais com experiência em investigações. A terceirização garante que a denúncia será acompanhada até a sua conclusão, por equipe independente e imparcial, que manterá a confidencialidade do processo e o anonimato do autor.

Os casos relevantes recebidos pela Contato Seguro serão encaminhados para análise da equipe de Compliance do Paulistano. Se a investigação deste time encontrar mérito na denúncia, as informações serão encaminhadas às comissões disciplinares do Conselho ou da Diretoria, responsáveis pela conclusão do processo.

São três as opções de acesso ao canal de denúncias: www.contatoseguro.com.br/paulistano, telefone 0800 800 1102 e aplicativo Contato Seguro.

Tudo sobre: