Cultural

Paulistano inaugurou nova Biblioteca Circulante Ubirajara Martins

📚 Neste sábado (30/11), aniversário do Paulistano, os associados ganharam um presente aguardado há muito tempo, com a inauguração da nova Biblioteca Circulante Ubirajara Martins. A cerimônia contou com apresentação especial do Quarteto Metrópolis, trazendo clássicos da música erudita e brasileira; depois, para as crianças houve contação de histórias.

A estrutura da nova biblioteca garante opções confortáveis para leitura
e estudo. Foto: Fábio Figueiredo

O espaço foi construído em local privilegiado, no térreo do Edifício Paulistano 120, ao lado do campo de futebol, em área de 265 m², além dos 25 m² destinados ao Coworking. Como comparação, a biblioteca que atendia no quarto andar do Edifício Paulistano 120 possuía 257 m².

A estrutura da nova biblioteca garante opções confortáveis para leitura e estudo, com destaque para uma sala desenvolvida especificamente para o público infantil.

“Temos espaços adequados aos mais variados atendimentos, com móveis que tornam os ambientes aconchegantes. Um espaço importante para o público amante da leitura, pesquisa e literatura”, afirma Ana Maria Wey, diretora Cultural.

A Biblioteca Circulante Ubirajara Martins disponibiliza, a associados e funcionários, um acervo de aproximadamente 12 mil livros e 4.793 DVDs para empréstimos, além de jornais e revistas para leitura no local. Para empréstimo de até dois livros e dois DVDs, é necessário um cadastro e as devoluções podem ser feitas na biblioteca ou nas portarias da Rua Honduras ou da Rua Estados Unidos.

“É muito importante esse apoio à leitura que o Paulistano oferece aos associados. Temos um ambiente muito agradável e um acervo à disposição de forma mais acessível”, comenta André Sturm, diretor Cultural.

A biblioteca também possui computadores para pesquisas que podem durar até 30 minutos.

“Agradeço ao presidente Eder do Lago Mendes Ferreira e à sua Diretoria, o empenho em fornecer aos associados um espaço integrativo, moderno e elegante valorizando ainda mais o nosso Clube. Também agradeço à Lais Giancoli e equipe, pela competência na administração da biblioteca”, afirma a sócia-responsável Maria Angélica Royo.

Ubirajara Martins

Ubirajara Martins de Souza formou-se em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco, onde foi diretor do Centro Acadêmico XI de Agosto. Quando jovem, praticou várias modalidades, com maior brilho no atletismo e ótimos resultados em provas de 1500 metros. Mais tarde, presidiu a Federação Paulista de Tênis e foi dirigente das federações de atletismo e hóquei.

Inauguração da placa dando nome à biblioteca circulante, em 16/3/1983.
Foto: Centro Pró-Memória

No Paulistano, teve três mandatos como conselheiro e entrou para a história ao assumir o então recém-criado cargo de diretor cultural, em 1965, permanecendo até 1986, quando faleceu aos 82 anos.

Entre seus feitos, está a criação da Biblioteca Circulante, que tem seu nome desde 1983.

Tudo sobre: