PAULISTANO E PALESTRA, PROTAGONISTAS DO FUTEBOL
Em algumas horas (fevereiro/2022), o Palmeiras entra em campo na disputa da final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O Paulistano aproveita a oportunidade para relatar dados da história dos confrontos de seu time de futebol contra a equipe alviverde.
O Palestra Itália, nome original da Sociedade Esportiva Palmeiras, fez sua estreia no Campeonato Paulista em 1916. No primeiro confronto contra o Paulistano, em 10 de setembro, o novo time foi derrotado por 3 a 1, no estádio da Chácara da Floresta, às margens do Rio Tietê. O Paulistano entrou em campo com Stillitano, Sérgio e Carlito; Raul, Rubens Salles e Benedicto; Agnello, Mario Andrada, Zonzo, Lino e Madureira. O Palestra teve Fabrini, Grimaldi e Berolini; De Biase, Bianco e Fabri; Severino, Radamés, Vescovini, Bernardini e Saveiro. Mario Andrada, Agnello e Rubens Salles anotaram para o vencedor, enquanto Vescovini descontou. A competição de 1916 foi a primeira do tetracampeonato consecutivo do Paulistano.
Em 1917, o Palestra já mostrou sua força e acabou em segundo, assim como em 1919. O Paulistano iniciou 1920 em busca do quinto título consecutivo. O alviverde, porém, lutou até o fim do campeonato e impediu o penta ao vencer o jogo-desempate por 2 a 1, na Chácara da Floresta, e alcançar sua primeira taça.
Paulistano, Palestra e Corinthians entraram na última rodada com chance de ser campeão no ano de 1921, e, em 24 de dezembro, o time alvirrubro venceu o Sírio por 3 a 2. No dia seguinte, a equipe do Parque Antarctica, mesmo sem chance de título, derrotou o Corinthians e garantiu um feliz Natal no Jardim América.
Em 1926, o Paulistano deixou a Associação Paulista de Esportes Atléticos para criar a Liga dos Amadores de Futebol e nunca mais enfrentou o Palestra Itália em partidas oficiais. Em 1926 e 1927, os dois clubes foram campeões de seus respectivos campeonatos. Além de amistosos, os dois times se enfrentaram em 17 jogos pelo Estadual, com dez vitórias do CAP, quatro empates e três triunfos do Palestra Itália.
Homenagem
Em 1925, na primeira excursão do futebol nacional à Europa, o Paulistano espantou adversários com atletas habilidosos e aguerridos. Com nove vitórias em dez partidas, a delegação alvirrubra deixou sua marca no esporte e retornou ao Brasil, onde foi recebida com muitas congratulações. O Palestra Itália relevou a intensa rivalidade então existente e também prestou suas homenagens.