Publicidade:

Conselho Deliberativo

Palavra do Conselho – Posses e debates

Por Sylvio Francisco Antunes Filho, presidente da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo

Em 26 de março, 52 associados, eleitos em Assembleia Geral Ordinária realizada em dezembro, tomaram posse, dando início a mandatos de 9 anos no Conselho Deliberativo. Desses, 31 assumem o cargo pela primeira vez ou retornam à posição, enquanto 21, reeleitos, permanecem no mais representativo órgão do Paulistano. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os escolhidos no pleito e agradecer o trabalho daqueles que deixam o Conselho, pelos anos de dedicação e respeito.

Sylvio Francisco Antunes Filho, presidente da Mesa Diretora do Conselho
Deliberativo

A renovação de nosso Conselho acontece a cada três anos, fato que sempre soma às argumentações sobre relevantes conteúdos, com ideias e visões diversificadas. Na turma de estreantes que chegam para nos reforçar, é marcante a presença de filhos de experientes conselheiros, peculiaridade positiva, pois todos já vivenciaram diferentes aspectos do cotidiano do Clube. 

O bom conselheiro é aquele que, fundamentalmente, trata o Paulistano como sua casa. Deve ter a capacidade para preservar e incentivar as características familiares de nosso Clube, onde associados crescem juntos, formando amizades duradouras. Nos últimos anos, o Conselho retomou tempos mais pacíficos, sem rupturas e discussões vazias, e seus integrantes puderam atuar com tranquilidade com o objetivo de melhorar o CAP. 

A Mesa Diretoria do Conselho Deliberativo começa o último ano de mandato com importante assunto em pauta, a implantação do Código de Ética e Conduta do Paulistano, documento que abrange diretores, conselheiros, associados, convidados, funcionários, prestadores de serviço e parceiros comerciais. Quando instituído, será um grande legado para as futuras gerações, equiparando o Clube às mais conceituadas instituições e empresas. Comissão especial de estudo foi nomeada em março de 2023 para avaliar o tema, composta por Sérgio de Mendonça Jeannetti, presidente, Aloísio Lacerda Medeiros, Cid Flaquer Scartezzini Filho, Cristiana Taylor de Faria e Francisco Focaccia Neto. Auxiliados pelo também conselheiro e diretor de Governança, Cláudio Monteiro, conduziram profícuos debates na busca pelo formato ideal do código e suas aplicações. A matéria evoluiu de maneira satisfatória e alcançou o ponto para ser apresentada ao Conselho, para deliberações. Após aprovação, passará pelos associados em Assembleia Geral Extraordinária, como proposta de alteração estatutária. 

O próximo tema substancial para entrar em discussão terá como finalidade o estudo de medidas relacionadas a acréscimos ao quadro social. Nesse sentido, passo foi dado com o aumento da taxa de transferência para novos associados, definido pela Diretoria e já referendado pelo Conselho. Outras reflexões e ações serão necessárias sobre a questão, sempre em benefício de nosso Clube.

* Publicado na edição de abril/2024 da revista Paulistano.