Palavra da Diretoria – Parceria com Hospital Sírio-Libanês
Por Gil Ferrari Bacos, vice-presidente da Diretoria, e Joel Pereira de Moura Junior, assessor especial da Presidência
No último mês, o Paulistano assinou contrato com o Hospital Sírio-Libanês, que assumirá o atendimento médico no CAP. A parceria, sem precedentes entre os clubes brasileiros, inaugura novo patamar na prestação de serviços aos associados.
O processo para o acerto foi longo, finalizado após um ano de estudos. Quando a atual Diretoria assumiu a gestão do Clube, adotou a filosofia de atualização de diversas áreas, entre elas, o Ambulatório Médico. Em trabalho conduzido pelo Dr. Joel Pereira de Moura Junior, assessor especial da Presidência, foram avaliados diversos aspectos do funcionamento do local, inclusive financeiros, e, a partir desses parâmetros iniciais, passamos a considerar a possibilidade da terceirização. Procuramos as maiores referências do setor, com respostas interessadas de Sírio-Libanês, Albert Einstein e Beneficência Portuguesa. Após uma série de encontros, novamente com orientação técnica do Dr. Joel Moura, planejamos o que desejávamos, o perfil do atendimento a sócios e da assistência emergencial a funcionários, e o Sírio-Libanês venceu a concorrência.
Após a escolha do parceiro, foram meses de conversas entre as duas instituições, necessárias pelo ineditismo do formato adotado. Acertou-se que o Paulistano seguirá responsável pela recepção do ambulatório, enquanto o Sírio-Libanês fornecerá equipe de médicos e enfermeiros. Nos próximos meses, os funcionários do Clube que atuarão no local serão treinados pelo Sírio-Libanês, para que assimilem os novos procedimentos. O hospital também fornecerá todos os equipamentos e medicamentos, e o CAP, o mobiliário e a infraestrutura. Importante ressaltar que a ambulância para retirada de pacientes segue como serviço contratado pelo Paulistano, sem vínculo ou transferência obrigatória ao Sírio-Libanês.
As boas notícias sobre o Ambulatório Médico não estão relacionadas exclusivamente à operação. A melhoria física será impressionante, com a inauguração de novo espaço, ao lado da portaria da garagem. A mudança, além de garantir a modernização do ambiente, levará o atendimento a áreas de grande concentração de associados, como Academia e todos os andares do Edifício Paulistano 120, piscinas, campo e quadras de areia.
As transformações seguirão. A Diretoria já analisa o protocolo de atendimentos emergenciais e planeja, para 2024, reformulação total dos serviços de fisioterapia.
* Publicado na edição de julho/2023 da revista Paulistano.