Social

Palavra da Diretoria – Bom momento esportivo

Por Caio Frizzo Salem, vice-presidente da Diretoria

A relação do Paulistano com a prática esportiva é centenária, e ainda uma característica indispensável para nosso cotidiano. Desde o início da atual gestão, temos acompanhado boas notícias sobre as evoluções de nossas equipes e, nos últimos meses, essa sequência positiva foi ampliada. Comemoramos a classificação de Juliana Viana, revelação do badminton, que, aos 19 anos, disputará os Jogos Olímpicos pela primeira vez. Como detalhado na edição de maio de nossa revista, alcançamos uma posição histórica no ranking do Comitê Brasileiro de Clubes, no qual concluímos o ciclo para Paris no sexto lugar. Agora já começamos o ciclo de Los Angeles 2028 com bom desempenho, com 20 medalhas no Campeonato Brasileiro Interclubes de badminton e colocações entre os primeiros no polo aquático, modalidade que já é uma realidade, e no vôlei, que ainda vive início de retomada. Nas páginas a seguir, também é possível conferir múltiplos triunfos de adolescentes no tênis e medalhas no Pan de ginástica de trampolim. No judô, prática em que não tínhamos tradição competitiva, novamente nos colocamos entre os primeiros de São Paulo. Por fim, no basquete, símbolo do nosso esporte no século XXI, encerramos o NBB novamente em campanha de destaque, mesmo com investimento consideravelmente menor em relação aos nossos principais rivais.

Caio Frizzo Salem, vice-presidente da Diretoria

Como explicar tantos bons resultados, em tantas modalidades, em sucesso distribuído entre poucos profissionais e muitos amadores? Talvez a resposta esteja justamente na relação entre essas duas categorias, com a elite do esporte servindo de espelho para quem atua na base. Afinal, esta é a principal motivação ao contratarmos atletas para representar nossas cores, pessoas que devem ser exemplos dentro e fora das competições.

O Paulistano também avança constantemente na infraestrutura de apoio aos atletas de todos os níveis competitivos. Aqui é importante citar a estrutura física, mas também a estrutura de profissionais multidisciplinares, como fisioterapeutas, nutricionistas e preparadores físicos, que formam comissões técnicas responsáveis por um novo patamar de condicionamento. Quanto aos espaços, destaco dois locais concluídos em 2024: o Ginásio Antonio Prado Junior, com iluminação, placar e piso substituídos, e o centro de treinamento montado na UNIP da Cidade Universitária, onde atletas de basquete, judô e vôlei
encontram todas as condições para um desenvolvimento completo.

Nos últimos meses dessa gestão, seguiremos nossa filosofia, com foco no futuro do esporte, apoiando nossas delegações competitivas, sem jamais preterir os associados que praticam atividades físicas em busca de saúde e bons relacionamentos.

* Publicado na edição de junho/2024 da revista Paulistano.