Palavra da Diretoria – Além de nossos muros
Por Marcelo Domingues de Oliveira Belleza, diretor de Desenvolvimento Social
Participamos, em família, da comunidade do Paulistano há mais de 50 anos. Tive a honra de colaborar em várias gestões, mas nada gerou um sentimento tão relevante como o que experimento desde o ano passado, na posição de diretor de Desenvolvimento Social. A cada projeto, o trabalho que edificamos evidencia a importância que o Paulistano possui na sociedade e o quanto podemos, e devemos, contribuir.
O artigo 2º de nosso Estatuto Social lista as atividades essenciais do CAP. Entre os incisos, destaco dois: “V – patrocinar e colaborar com campanhas filantrópicas, assistenciais, de saúde e de segurança pública” e “VI – procurar desenvolver núcleos internos e externos, através dos quais, sempre que possível, prestando serviços de sua especialidade à coletividade de um modo geral”. Ou seja: atuar para uma sociedade melhor e mais justa é um pilar fundamental de nossa existência, está em nosso DNA como instituição. Na história, exemplos não faltam, desde o empréstimo das instalações do Paulistano na crise gerada pela gripe espanhola, há mais de um século, e a atuação extremamente relevante do CAP no Movimento Constitucionalista de 1932, até as recentes participações do Clube no combate à pandemia da Covid-19 e no auxilio às vitimas dos deslizamentos no litoral norte. A atual gestão compreendeu que era necessária a criação de uma diretoria para comandar diversas iniciativas, que, agora estruturadas, estão mais eficazes e constantes do que nunca.
A matéria principal desta edição da revista detalha os diferentes pilares da Diretoria de Desenvolvimento Social, que agora listo, resumidamente. Organizamos ações filantrópicas, em projetos encabeçados pelo CAP do Bem e pela Chave do Coração, grupos formados por associados focados em campanhas de doações aos que mais necessitam. A Comissão de Diversidade e Inclusão elabora atividades com o objetivo de promover reflexões que conscientizem a coletividade sobre a importância de um ambiente heterogêneo, inovador e acolhedor para todos. O Departamento Infantojuvenil trabalha para integrar e formar associados até 17 anos, uma prioridade da atual Diretoria. Temos também uma área inovadora e essencial, o CAP Integra, que busca a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, promovendo ações de bem-estar.
A Diretoria de Desenvolvimento Social ainda é recente, tem muito a evoluir, mas marchamos, confiantes. Por fim, deixo o convite a cada associado interessado em fazer parte de nossos projetos, serão todos muito bem-vindos.
* Publicado na edição de agosto/2023 da revista Paulistano.