Palavra da Diretoria – A importância do voto
Por Eder do Lago Mendes Ferreira, presidente da Diretoria
Em 6 de dezembro, Assembleia Geral Ordinária definirá 52 eleitos para mandatos de nove anos no Conselho Deliberativo. Para muitos associados, este será o primeiro passo em uma longa trajetória política no Clube. Mas, mesmo para aqueles que já concorreram em outras oportunidades, muitos com décadas de dedicação ao CAP, este é um período de extrema emoção. Graças ao nosso sistema, moderno e seguro, será possível conhecer os escolhidos poucos minutos após os últimos votos. Desde já felicito a metade eleita, estreantes e antigos colegas de Conselho. Aos demais, ressalto que sempre há maneiras para contribuir para o engrandecimento de nosso amado Paulistano.
Aos associados, destaco que o direito ao voto é também uma responsabilidade. O Conselho Deliberativo é o principal órgão representativo dos sócios e deve ser composto por homens e mulheres que traduzem o espírito do Paulistano. Comparecer para votar é fundamental, mas isso não basta. O eleitor, idealmente, precisa usar ferramentas para se informar, avaliando quem realmente merece decidir o futuro do Clube. Não se esqueça que o conselheiro define a presidência da Diretoria, a Mesa Diretora do próprio Conselho Deliberativo e a composição do Conselho Fiscal. Também delibera sobre orçamento, balanço e conduz alterações estatutárias.
A revista de dezembro detalha o funcionamento da eleição. A edição também publica matérias sobre assuntos alinhados aos objetivos da Diretoria. Nossos jovens atletas brilharam nos Jogos Pan-Americanos e nas piscinas, com o terceiro título nacional de polo aquático em 2023. Finalizamos um ano de intensa programação inclusiva, marca da Diretoria de Desenvolvimento Social que criamos no início da gestão. Também há um texto sobre medidas que acrescentaram transparência à gestão, em que são citadas outras duas diretorias que implantamos ano passado, Jurídica e Governança, além de números de nosso canal de denúncias.
Sugiro a leitura com atenção, pois são trabalhos importantíssimos para nosso cotidiano, mesmo que não permaneçam em evidência aos olhos de associados. Anunciamos o índice de reajuste da contribuição social proposto pela Diretoria para 2024: 3,72%. Mesmo com tantas obras que modernizam o Paulistano, chegamos a um número menor do que a inflação para o período e também mais baixo que o porcentual que será aplicado pelos demais clubes. Mais um excelente resultado, alcançado pelo sucesso no controle de gastos e na obtenção de receitas.
Encerro minha mensagem desejando às famílias do Paulistano um Natal muito feliz e um 2024 de realizações, aproveitando um Clube cada vez melhor. E viva o CAP.
* Publicado na edição de dezembro/2023 da revista Paulistano.
• Eleição do Conselho Deliberativo: confira o guia de votação e mais informações