Novo diretor teatral no Paulistano: Elias Andreato
🎭 Premiado e com mais de 40 anos de carreira, Elias Andreato começou neste mês de fevereiro/2025 como novo diretor teatral do Paulistano. Tendo protagonizado mais de 50 peças e dirigido outras 80, ele chegou para “conhecer e desenvolver o grupo e ajudar nas escolhas, para contribuir”, em suas palavras.
No contato com sua nova turma, na noite de terça-feira (19), afirmou que seu objetivo é trabalhar com os associados para que os espetáculos propostos se tornem realidade. “Realizar um trabalho neste universo é o mais difícil nesse mundo, realizar um processo e ir até o fim”, disse Andreato.
O diretor, que chega em continuidade à necessária reformulação do departamento cultural, admitiu ainda sua impressão sobre o Paulistano, com quem passa a trabalhar pela primeira vez. “O Clube tem grande uma importância para a sociedade, um privilégio de grandes esportistas, faz um alto investimento em cultural e teatro, tem o Sarau, é algo maravilhoso.”
Experiente, Andreato tem extenso currículo. Recebeu os importantes prêmios Shell e APCA. Foi protagonista de peças como como “Diário de um Louco” (1980), “Van Gogh” (1993), “Oscar Wilde” (1997), “Doido” (2009), “Equus” (2012) e “Esperando Godot” (2016). Dirigiu produções como “Visitando o Sr. Green” (com Paulo Autran), “A Última Sessão de Freud” (com Odilon Wagner) e “Meu Deus!” (com Irene Ravache), além de atuar em espetáculos experimentais e na adaptação de textos clássicos e contemporâneos.
Ele ainda participou de produções de TV como “Suave Veneno”, “Minha Nada Mole Vida” e “Beleza Pura”, todas da Rede Globo onde, como roteirista, colaborou também com o humorístico “Sai de Baixo”. No cinema, atuou em mais de dez produções, entre curtas e longas-metragens. Na música, dirigiu shows de grandes artistas da MPB. Ministrou workshops e dirigiu montagens também no exterior.
As aulas do Grupo Teatral do CAP são gratuitas e acontecem às segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h. Informações na secretaria cultural.