Esportes

Ninão vai estrear no Paulistano e no vôlei paralímpico no sábado

O sábado (3/9/22) será um dia marcante para o Paulistano e para o vôlei paralímpico. Será o dia da estreia de Ninão, 36 anos, 2,37 m, no time e no esporte. Depois de cerca de um mês de treinos para se adaptar, ele estará em quadra no Ginásio Antonio Prado Junior com a camisa do Clube e diante de uma torcida pela primeira vez.

Ninão fará o primeiro jogo pelo vôlei paralímpico do Paulistano. Foto: Milton Pace Jr.

Serão dois jogos pelo Campeonato Paulista 2022: às 9h, contra São José, e às 11h (início previsto), contra Barueri. E ele não esconde a ansiedade pela oportunidade. “A expectativa está grande, estou muito ansioso, doido para que seja sábado logo, para fazer o primeiro jogo pelo Paulistano”, diz o novo atleta.

Fernando Guimarães, treinador do time e das seleções masculina e feminina (recém acertado) do Brasil, dá o tom do que esperar. “A gente tem de ir com muita calma, muita paciência, mas ele tem sim superado as expectativas. O Ninão vai entrar nas duas partidas, para ele se sentir parte da equipe, para ele se sentir abraçado e para a gente ir preparando para que, num futuro próximo, ele seja de titular na equipe do Paulistano e na seleção também”, explica.

A expectativa é de o “Gigante” traga uma vantagem competitiva pelo tamanho: o “Maior Homem do Brasil” tem 1,28 m, sentado. A rede de vôlei paralímpico tem 1,15 m, e o alcance dele (braço estendido) é 1,98 m. “Nós estamos dando os exercícios e ele está fazendo. Estamos fazendo estas atividades cada vez mais complexas e ele está nos surpreendendo, porque tudo ele consegue fazer com muita facilidade, dentro do que ele pode apresentar e do tempo que ele tem de vôlei”, afirma o técnico.

Adaptação e mensagem
Este período de adaptação não tem sido problema para Ninão. “Graças a Deus estou sem sentir nenhuma dor. Tive de fazer algumas adaptações, estou treinando na garagem de casa, com a ajuda dos meus sobrinhos. Só fisicamente quando eu faço alguns exercícios que o pessoal passou é que sinto alguma dor, mas isso é normal”, conta.

E ele completa com um chamado aos torcedores e associados: “A mensagem que eu tenho para este jogo, toda a torcida e pessoal do Paulistano, é que o Gigante brasileiro vai dar o melhor dele, pode ter certeza, e se Deus quiser sábado estou estreando e vai ser com vitória.”