Há cinco anos, o Paulistano era campeão do NBB 2017-2018
Nesta sexta-feira, 2 de junho de 2023, o basquete do Paulistano comemora os 5 anos de campeão do NBB, na temporada 2017-2018. Feito com diversos números que culminam no fato de que, até o momento deste texto, o Clube é o único time da capital que conquistou o nacional.
Mesmo com investimento ainda incomparável com os das principais potências da competição, o CAP era considerado pela imprensa um dos favoritos. Não apenas pela taça do Paulista garantida em Franca (em 2017), mas pelo potencial desenvolvido desde o vice-campeonato da edição anterior.
O início da campanha, porém, não foi animador, com derrotas nas duas primeiras partidas, para Bauru e Franca. O Clube se recuperou e embalou de vez após um revés no clássico contra o Pinheiros.
Arrancada rumo ao título
A equipe voltou a perder apenas em Caxias do Sul, na última rodada da fase de classificação. Foram 22 vitórias seguidas, na então terceira maior sequência, em dez anos de NBB. A equipe era a sensação do campeonato e foi aos playoffs com a segunda posição, somando 24 triunfos em 28 rodadas.
• Confira todos os resultados do Paulistano no NBB 2017-2018
Passando por Basquete Cearense (quartas de final) e Bauru (semifinal), o time chegou à decisão contra Mogi das Cruzes. Era a última barreira que o separava do troféu inédito. Em quatro jogos, fez 3 a 1 e fechou a série, comemorando a conquista na casa do adversário, o Ginásio Professor Hugo Ramos.
Marcos e prêmios
O Paulistano teve o melhor ataque da liga, com média de 83,9 pontos. Durante a série de 22 vitórias seguidas, construiu três placares centenários em sequência. Foi ainda o primeiro time a conseguir vencer todas as partidas que atuou como mandante na primeira fase do campeonato, 18.
Do grupo, quatro foram premiados individualmente: Guilherme Hübner foi apontado como o MVP (melhor jogador, em português) das finais; Elinho ganhou o prêmio de melhor armador do NBB; Deryk foi eleito o melhor sexto homem da liga; e o então treinador Gustavo De Conti recebeu o Troféu Ary Vidal, como o melhor técnico.
Este, sem dúvidas, foi um triunfo de rara importância, com lugar garantido na lista de maiores conquistas da história do Clube.