EXCURSÃO 1925 – Selecionado português 0 x 6 Paulistano, em 28/4/1925
💯 Despedida com goleada e pressa, para não perder o navio!
⚽🇵🇹 Lisboa, numa terça-feira (28/4/1925) à tarde. Em três horas de parada, o Paulistano chegou, desceu do navio Flandria já uniformizado e foi levado direto para o estádio enfrentar o selecionado português, um combinado entre os times do Casa Pia e do Belenenses.
🚢 Este duelo só foi realizado pela intensa insistência dos portugueses, mesmo com o atraso na volta do time (ficaram dois dias em Cherburgo, na saída da França, esperando a chegada do navio – que passava por manutenção). Combinaram com o capitão que trariam o alvirrubro de volta a tempo.
⏱️ Para isso, a partida foi encerrada aos 30 minutos do segundo tempo. A goleada por 6 a 0 foi construída sem dificuldades e com amplo domínio do Paulistano, que chegou a tempo e seguiu rumo ao Brasil, fechando a inédita e história viagem.
🟢⚪ SELECIONADO PORTUGUÊS 0 – Roquette; Pinho e F. Silva; A. Gralha, J. Almeida e Almeida; Gralha, Severo, Lopes, João Santos e Casaca.
⚪ PAULISTANO 6 – Kunz; Clodoaldo e Barthô; Sergio, Nondas e Abate; Filó, Mario Andrada, Friedenreich, Seixas e Nettinho.
🏆 Amistoso internacional.
🏟️ Estádio do Campo Grande, em Lisboa (POR).
👥 Público: 15 mil espectadores (estimado).
💰 Renda: não disponível.
◼️ Árbitro: Arthur J. Pereira (POR).
🥅 GOLS – Filó 8′ e Friedenreich 29′ do primeiro tempo; Mario Andrada 17′ e 25′, Friedenreich 23′ e Filó 29′ do segundo tempo.
