EXCURSÃO 1925 – Selecionado francês 2 x 7 Paulistano, em 15/3/1925
💯 “Les Brésiliens rois du football” é a manchete histórica da goleada

Foto: Revista Fon-Fon/18-4-1925/BNDIGITAL
⚽🇫🇷 Frio, neve, lama e pouca grama, com estádio cheio e torcendo em massa para o time da casa. Uma tarde de domingo (15/3/1925) que entrou para a história do futebol. O Paulistano goleou os franceses por 7 a 2, de virada e com três gols de Friedenreich.
🆕 Foi a estreia de um time brasileiro na Europa. Autoridades políticas como embaixadores e integrantes da família real estavam na tribuna assistindo ao duelo. Para os franceses, o resultado foi reflexo da má atuação de Manzanarés ao defender o lado direito, onde Filó e Mario Andrada se destacaram ofensivamente.
📊 A força ofensiva do time alvirrubro contra os gauleses começou após tomarem o primeiro gol, de Bardot. Estatísticas divulgadas pelos jornais da época apontam que o Paulistano teve 16 escanteios a favor e foi ainda pego em impedimento por 17 vezes – na época, eram precisos três adversários, e não dois como atualmente.
⏱️ Os relatos indicam ainda que a vitória foi questão de tempo, construída à medida que o time brasileiro passou a se sentir à vontade em campo para impor seu estilo de toques rápidos e velocidade nas laterais.
👏 Ao final, com a vitória confirmada, restou aos franceses aplaudir o Paulistano e exaltar a admiração por terem visto um time com uma prática muito acima do que estavam acostumados.
🔵 SELECIONADO FRANCÊS 2 – Cottenet; Vignoli e Manzanarés; Bonnardet, Bel e Dupoix; Cordon, Accard, Liminana, Bardot e Gallay.
⚪ PAULISTANO 7 – Nestor; Clodoaldo e Barthô; Sergio, Nondas e Abate; Filó, Mario Andrada, Friedenreich, Araken e Nettinho.
🏆 Amistoso não-oficial internacional.
🏟️ Estádio Velódromo de Buffalo, em Paris (França).
👥 Público: 22 mil espectadores (estimado).
💰 Renda: 106 mil francos.
◼️ Árbitro: Van de Veegate (BEL).
🥅 GOLS – Bardot 12′, Mario Andrada 20′, Friedenreich 22′, Bardot 25′, Nettinho 35′ e Araken 37′ do primeiro tempo; Filó 8′, Friedenreich 13′ e 25′ do segundo tempo.
❗ CURIOSIDADE – O Velódromo de Buffalo, onde aconteceu a partida, foi o segundo local em Paris com este nome. Este onde aconteceu a partida acima ficava em Montrouge. Foi inaugurado em 1922, sendo demolido em 1957 – e desde então está ocupado por condomínios residenciais. O primeiro velódromo foi de 1892 até a Primeira Guerra Mundial, na região da antiga estação Porte Maillot, em Neuilly-sur-Seine. O nome vem do artista Buffalo Bill Cody, que se apresentava com seu circo no local.
