Esportes

Competições para a base do basquete recomeçam em 2023

As equipes de base do basquete do Paulistano recomeçam, neste mês de março/2023, as disputas de competições para a nova temporada. Os times sub 13, 14, 15 (Grande São Paulo), 16 e 18 (Estadual) disputarão os campeonatos da Federação Paulista de Basketball (FPB) e da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Na categoria sub 13, que segue treinada por Denílson Leite, a equipe mescla militantes e associados, como Bruno Kissmann Sayeg e Yago Luiz Lasalla, ambos nascidos em 2010. “Os atletas estão empenhados em aprender e ter possibilidades de seguir nas categorias acima”, afirma o treinador. 

Denilson Leite (a esquerda) e a equipe sub 13 de basquete do Paulistano. Foto: Divulgação

Comandados por Larissa Wosniak, a categoria sub 14 conta com 7 associados. Com dois associados (Vinícius Hotz Felismino e João Pedro Altheman Balducci, ambos recém-promovidos da anterior), o time sub 15 fortaleceu-se com os militantes Luiz Gustavo, Thomas e Pedro Rufino.

“Para a categoria sub 14, expectativa é estar entre os oito primeiros na categoria prata. Para o sub 15, a previsão é avançar para a fase final e permanecer entre os oito melhores para o ano de 2024”, comenta Larissa.

Larissa Wosniak (à direita) e a equipe sub 14 de basquete do Paulistano. Foto: Divulgação

O time sub 16, treinado por Miguel Ricci Jr., montou uma equipe com três atletas convocados para seleção brasileira: Lucas Milchevski, Augusto Toledo e Fabrício de Freitas. A expectativa é chegar às fases finais. Dois associados fazem parte do grupo: Armando de Natal e Felipe Lemos.

Também treinado por Ricci Jr., o sub 18 tem como meta chegar as semifinais. Único associado na equipe, Rafael Netto Horta (que está no sub 20 também) foi promovido da categoria anterior e recebeu elogios do treinador. “Ele está com um bom arremesso, evoluiu bastante neste um ano e meio que treinou conosco.”

Campeão do Estadual em 2022, o sub 20 do Paulistano está com novo treinador. Bruno Porto, que comanda a seleção brasileira sub 15 e tem experiência em clubes importantes do País, chega com a expectativa em alta.

O time sub 20 de basquete do Paulistano para 2023. Foto: Fernando Morales

Ele considera que o trabalho coletivo e o potenciais dos atletas, vários com experiência na equipe adulta, pode fazer a diferença. “A ideia é ter um jogo bem semelhante ao da equipe adulta, ter uma semelhança física, principalmente na parte defensiva para conseguir jogar em transição e com ocupação de espaço”, avalia Porto.

A tabela completa de jogos pode ser conferida no site oficial da FPB, clicando aqui.

Incentivo
Patrocinador
Patrocinador
Patrocinador
Patrocinador

Tudo sobre: