Publicidade:

Patrimônio

2021, o ano do prédio novo

Após etapas de recuperações estruturais e aguardo por autorizações de órgãos competentes, o Prédio Novo passará por período de inaugurações em 2021

Em 2016, quando o Plano Diretor foi elaborado para guiar a evolução patrimonial do Paulistano, estabeleceu-se a reformulação do Prédio Novo como ponto fundamental para o desenvolvimento de diversas áreas do Clube.

Principalmente em 2019 e 2020, o CAP superou contratempos para poder, no decorrer de 2021, concluir a fachada do edifício, nova Academia no quinto andar, quadras e bar no rooftop.

O Prédio Novo foi construído entre a segunda metade da década de 1960 e a de 1970. Para promover as reformas de maneira segura e responsável, a Diretoria do Patrimônio seguiu à risca todos os passos preventivos.

Contratou empresas especializadas para uma série de serviços imprescindíveis, como avaliação das condições estruturais do edifício e condução de ensaios em concreto.

Nesse processo, verificou-se a necessidade de recuperação dos pilares periféricos e reforço de pilares centrais do prédio, operação complexa e prolongada, que atrasou a reformulação dos pavimentos em mais de um ano. Nos últimos anos, além do trabalho nos pilares, o Paulistano promoveu diversas modificações nos pavimentos do Prédio Novo.

Por exemplo, demoliu escadas, para em seus lugares acrescer área útil aos pavimentos, antiga cobertura do edifício, saunas e salas de ginástica e esgrima, acrescentou dois elevadores e instalou laje steel deck.

Atualmente, a laje está sendo impermeabilizada, etapa que permitirá o avanço dos pisos inferiores e o começo da execução de quadras e do rooftop no 6º andar do edifício.

Outro passo importante: em novembro de 2020, o Departamento do Patrimônio Histórico da cidade de São Paulo aprovou reforma da fachada do Prédio Novo, em resposta a pedido efetuado em maio do mesmo ano.

Com isso, o Clube progrediu em seu projeto, que, nos próximos meses, revestirá o edifício com cerâmica, do primeiro ao terceiro andares, e caixilhos e vidros, a partir do quarto. O quinto pavimento já passa por preparação geral, fato que viabilizará aceleração das obras da nova Academia no andar.