Cinco do polo aquático faturam prata na Copa Panam sub 17 pela seleção brasileira
A seleção brasileira de polo aquático sagrou-se vice-campeã da Copa Panam Aquatics Open 2023, com cinco atletas do Paulistano: os associados Carlo Lucca Bradfield Martinelli, Gabriel Wulfhorst, João Pedro Lourenço dos Santos Leme, Lucas Wulfhorst e Rafael Sucupira Capozzielli.
Junto deles em Bauru (SP), onde foi disputada a competição nos dias 1.º a 8/4/2023, esteve o treinador Paulo “Gu” Coutinho, como assistente técnico.
• Seleção brasileira adulta também é prata, com dois mais treinador
Com a medalha de prata, a equipe brasileira conquistou vaga no Mundial sub 18 de 2024. Dos cinco jogos, o time nacional venceu três, sendo superado na final pelos Estados Unidos, por 19 a 9.
• Paulistano receberá Brasileiro sub 18 de polo aquático, em abril/2023
Avaliação positiva
O capitão da seleção sub 17 e atleta do Paulistano, Lucas Wulfhorst, fez uma avaliação sobre a atuação dos companheiros na seleção. “Foi um campeonato muito bom, começamos muito bem ganhando dois jogos e perdendo um só na fase inicial. O campeonato foi bom, porque vimos que temos muito a treinar para o Mundial.”
Apesar o resultado, João Leme, afirmou que disputar o torneio foi a realização de um sonho. “Foi uma grande conquista, todo mundo treinou bastante. Apesar de não ser o resultado que queríamos, aprendemos muito neste campeonato. Foi uma ótima experiência, porque foi um sonho disputar o Pan-Americano.”
Gabriel Wulfhorst classificou a experiência como muito boa. “Eu acho que foi uma experiência boa, divertida, treinamos muito e jogar no Brasil, em casa, foi muito gratificante, foi a parte mais legal.”
Carlo Lucca Bradfield considera que foi diferente jogar em casa e com o apoio em peso da torcida. “Jogar em casa, com a torcida cheia, enfrentar os americanos com time completo, foi diferente e tudo isso fez com que o campeonato fosse muito legal.”
Rafael Capozzielli fez um balanço positivo e destacou os treinamentos antes do torneio. “Sobre o Pan-Americano, é um campeonato que treinamos desde janeiro, almejando a vitória. De fato conseguimos demonstrar os treinos na competição, conquistamos a prata, vencemos uma seleção muito forte, a do Canadá e chegamos à final. Agora a meta é buscar o ouro no próximo campeonato, o Mundial.”
Os resultados do Brasil na competição:
Fase classificatória
3/4/2023 – Brasil 21 x 2 Chile
4/4/2023 – Brasil 23 x 2 Venezuela
5/4/2023 – Brasil 9 x 15 EUA
Semifinal
7/4/2023 – Brasil 17 x 10 Canadá
Final
8/4/2023 – EUA 19 x 9 Brasil