Centenário de Armando Vieira, top 8 em Wimbledon revelado pelo Paulistano
Armando Vieira faz parte de uma seleta lista de grandes nomes da história do tênis no Brasil. Nascido em 11/4/1923, faria cem anos no mesmo dia, em 2023. Revelado pelo Paulistano, foi um dos pioneiros do País com grandes resultados nas quadras pelo planeta.
Em 1986, o “All England Lawn Tennis Club” inaugurou o “The Last 8 Club”, exclusivo aos quadrifinalistas do torneio em piso de grama de Wimbledon. Local invejável, sonho para qualquer tenista. Vieira o primeiro brasileiro que fez por merecer tal honraria.
Foi em 1951. Ele chegou à capital inglesa e eliminou quatro adversários antes de cair nas quartas. A famosa vitória sobre Ham Richardson (por 3 a 1, com parciais de 6-3, 1-6, 6-3 e 6-0), nas oitavas, com mais de 15 mil pessoas na torcida, marcou o atleta e seus admiradores para sempre.
Jovem e incansável
Vieira começou a jogar aos 7 anos, nas quadras do Paulistano. Desde cedo, mostrou característica que jamais abandonou: era um praticante incansável. Passava horas entre jogos e treinos no paredão. No início da vida adulta, optou por caminho inovador e revolucionário, ao decidir que construiria sua carreira no exterior. Viajou pelo mundo, por onde havia torneios.
Fora do país, modernizou seu jogo, aprimorando seu gosto pelo condicionamento físico e lapidando seu topspin, batida até então pouco difundida no Brasil. Com suas habilidades e atributos atléticos, isolou-se em outro patamar no esporte nacional. Quando atuava em casa, não tinha adversários, o que resultou na conquista de oito títulos brasileiros, um recorde.
Vieira foi ainda tricampeão sul-americano e defendeu a equipe nacional por cinco temporadas da Davis, com 13 vitórias em 24 confrontos. Seu falecimento foi em 14/1/2010.
• Leia mais em homenagem da revista “O Paulistano”, de março de 2010