Publicidade:

Perfil - Pedro Pinciroli Junior (polo aquático)

EM JOGOS OLIMPÍCOS
1964 – Tóquio (Japão) – 🇧🇷 13.º lugar
1968 – Cidade do México (México) – 🇧🇷 13.º lugar

Considerado um dos mais importantes atletas da história do polo aquático brasileiro e do Paulistano, Pedro Pinciroli Júnior iniciou a prática esportiva na natação, basquete e judô. Seu ingresso no Clube aconteceu em 1961, quando seu treinador de polo aquático no Tietê, o húngaro Emeric Imre Szass, foi contratado para trabalhar no Jardim América.

A partir desse período, o Paulistano passou a despontar como referência da modalidade, graças a atletas como Pedro e seu irmão, Ricardo, além de Gualberto Nogueira, Adolfo e Edgar Santos Dias, Fernando Sandoval Sampaio, Aladar Szabo, Henrique Filellini e Evandro Miguel Audi.

Ao longo de sua trajetória esportiva no Paulistano, Pedro se destacou como um atleta versátil, atuando com precisão na defesa, e como artilheiro no ataque. Foi heptacampeão paulista e hexacampeão brasileiro (1964, 66, 67, 69, 70 e 71).

Em 1974, foi homenageado com o troféu “O Atleta”, como melhor do ano.

Pela seleção brasileira, foi capitão por 9 anos. Conquistou o pentacampeonato sul-americano (1961, 62, 65, 72 e 74) e a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg (Canadá) em 1967, sendo também goleador deste campeonato.

Na Olimpíada da Cidade do México, em 1968, foi classificado entre os cinco artilheiros e apontado como um dos destaques do polo aquático.

Em 1965, foi considerado pela Federação Internacional de Natação Amadora (FINA) jogador destaque das Américas e foi indicado pela World Water Polo Coaches Association (WWPCoach) como um jogador que poderia ingressar em qualquer equipe do mundo.

Foi reconhecido pela editora Universo 67, publicação brasileira dos principais temas de destaque do ano, entre os 10 melhores jogadores de polo aquático do mundo pela crítica esportiva especializada.

Em 1971, foi reconhecido pela revista norte-americana Water Polo Scoreboard e pelo jornal italiano La Gazzetta dello Sport como jogador destaque em nível mundial.

Muitas dessas memórias e o legado Pinciroli no polo aquático estão registrados em seu livro premiado, lançado em português e em inglês, escrito com sua filha Cristiana: “Esporte, um Palco para a Vida”. Assim, Pedro Pinciroli Júnior continua criando referência no esporte nacional e deixando legado que se estende aos filhos, netos e esportistas de polo aquático.

• Conheça mais sobre atletas e dirigentes do Paulistano em Jogos Olímpicos