Perfil - Antonio Augusto Telles Machado (esgrima)
EM JOGOS OLÍMPICOS
1988 – Seul – 🇧🇷 espada – 30.º lugar; espada por equipe – 15.º lugar; e florete – 51.º lugar.
Professor de esgrima, psicólogo e integrante da Família Vallim, que foi importante no desenvolvimento do esporte no Paulistano e no Brasil, Antonio Augusto iniciou a prática do esporte em 1976, incentivado pelo tio, Carlos Eduardo Vallim Telles, e pelo primo, Henrique de Aguiar Vallim, responsável pela sala d’armas do Clube e referência ímpar. Seu primeiro mestre foi Fernand Pratt, renomado em Mônaco, formado na escola clássica francesa, que acompanhou seu progresso em duas armas: espada e florete.
Antonio Augusto colecionou títulos importantes desde jovem, o que fez com que fosse considerado o melhor atleta de 1981 pela Federação Paulista de Esgrima (FPE), o melhor esgrimista brasileiro pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) por três anos consecutivos – 1982, 1983 e 1984 -, e recebesse o título de “melhor atleta do ano” do Paulistano em 1982, ao lado da tenista Patrícia Medrado.
Versátil, competiu individualmente e por equipe nas duas armas. Foi campeão brasileiro de espada em diversas categorias, campeão sul-americano de florete juvenil, campeão sul-americano de florete sênior e bicampeão sul-americano de florete e espada por equipe, além de vice-campeão suíço de espada por equipes em 1984 pelo Clube de Esgrima de Berna, tendo morado no país para estágio de treinamento de espada com o mestre da equipe suíça, Robert Vaugenot.
Teve experiência olímpica em Seul, no ano de 1988, quando competiu nas duas armas. Participou também de edições do Campeonato Mundial e dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis (1987) e Havana (1991). Nesse último, foi finalista de espada.
Telles Machado foi ainda professor de esgrima no Clube durante vários anos, tendo ensinado professores da Escola de Esportes, crianças, jovens e adultos associados, além de atletas de diversos clubes de São Paulo.
Escreveu artigos sobre Psicologia do Esporte baseado em suas experiências como atleta e, como profissional da área, atende esportistas de diferentes modalidades.
O uniforme cedido para composição da galeria “Paulistano Olímpico” (exposta no térreo do Edifício Paulistano 120) foi usado por ele na Olimpíada de Seul, sendo uma das primeiras feitas em kevlar, material altamente resistente e seguro aos praticantes desse esporte.
• Conheça mais sobre atletas e dirigentes do Paulistano em Jogos Olímpicos