Futebol - Taça Penteado (réplica)
Pelo Campeonato Paulista, promovido pela Liga Paulista de Futebol (LPF) a partir de 1905. Oferta do Conde Antônio Álvares Leite Penteado.
CAMPEÕES
1905 – Club Athletico Paulistano
1906 – Sport Club Germania
1907 – Sport Club Internacional
1908 – Club Athletico Paulistano
1909 – Associação Athletica das Palmeiras
1910 – Associação Athletica das Palmeiras
1911 – São Paulo Athletic Club
Paulistano – Campeão Paulista de 1905

Identificados – Em pé: Guilherme Rubião, Jorge Miranda (Tutu) e José Álvares Rubião. No banco: Plínio Rubião (1.º), Raphael Salles Sampaio (4.º) e Eurico Vergueiro (5.º). No chão, com a bola na mão, Jorge Mesquita. Foto: Acervo Centro Pró-Memória do Paulistano.
Paulistano – Campeão Paulista de 1908

Identificados – Em pé: Benedicto Ferreira (Basilicão) (1.º). Sentado no banco: Rubens de Moraes Salles (3.º). Sentado no chão: Alfredo Gullo (2.º). Foto: Empréstimo da Família Benedicto Ferreira, em 1995/Acervo Centro Pró-Memória do Paulistano.
A taça que sumiu
Em 1911, quando a Associação Atlhletica das Palmeiras, vencedora dos campeonatos de 1909 e 1910, deveria entregar a Taça Penteado ao São Paulo Athletic Club, vencedor da edição daquele ano, o cobiçado objeto desapareceu.
A AAP alegava que o resultado do Campeonato de 1906 havia sido injusto e que ela era o verdadeiro campeão. Portanto, detinha a posse definitiva da Taça Penteado, já que isso acontecia quando um clube conquistava três edições do Torneio.
O fato é que nunca foi entregue e que desapareceu durante anos. Uma das lendas é de que teria sido derretida duas décadas depois, na campanha “Ouro para o bem de São Paulo”, durante o Movimento Constitucionalista de 1932.
• Conheça mais sobre as taças de campeão estadual de futebol do Paulistano