Clube Paulistano - Futebol, campeão e pioneiro
⚽ Fundado por um grupo de jovens que queriam praticar esportes, o Paulistano surgiu em reunião na extinta Rotisserie Sportsman (ficava no centro histórico de São Paulo, ao lado da atual prefeitura da capital). A reunião à luz de velas, em uma noite de 30 de novembro de 1900, criou um clube que esteve regularmente nas decisões das competições de futebol, em seu momento inicial no Brasil.

Foto: Centro Pró-Memória
🏟️ O Velódromo Paulista (na área onde fica hoje o teatro Cultura Artística) foi sua primeira casa; o campo do Jardim América a segunda e última. Estes dois locais (e muitos outros) tiveram o privilégio de ver a equipe branca e vermelha como campeã de muitos troféus e torneios.

Foto: Centro Pró-Memória
1️⃣ Foi criador de diversas entidades e pioneiro em conquistas e feitos. Foi fundador da LPF (Liga Paulista de Foot-Ball), em 1901, e disputou o primeiro Campeonato Paulista, no ano seguinte. Também criou a APSA (Associação Paulista de Sports Athleticos), em 1913, entidade que posteriormente comandou e organizou diversas competições estaduais.
🔝 Só do Campeonato Paulista o alvirrubro foi vencedor 11 vezes: 1905, 1908, 1913, 1916, 1917, 1918, 1919 – único tetracampeão em mais de cem anos de disputas –, 1921, 1926, 1927 e 1929. Deixou de ser o maior campeão do estado apenas em 1941; e, até 2025, é o 5.º colocado em totais de conquistas, atrás de Corinthians (31), Palmeiras (26), São Paulo e Santos (ambos com 22).
• Conheça todas as taças de campeão estadual do Paulistano
🏆 Ganhou disputas como a taça Ioduran (espécie de Rio-São Paulo), a taça Competência (contra o campeão do interior paulista) e de impacto nacional (a taça Elixir de Nogueira, em 1920).
🥇 Faturou de copas a troféus de jogos amistosos e de disputas beneficentes (comuns na época), além de quatro edições do Torneio Eliminatório (posteriormente chamado de Início, na abertura da temporada).
🚢 Foi ainda o precursor do futebol brasileiro na Europa em 1925, tendo sido o primeiro time brasileiro a jogar na França, Suíça e Portugal, com nove vitórias em dez partidas.
🥅 Craques que defenderam o uniforme branco e vermelho também entraram para a história do futebol, como os irmãos Rubens e Fernão Salles; o zagueiro, capitão e dirigente Orlando Pereira (e seu irmão, Sérgio), todos com passagem pela seleção brasileira; mais Friedenreich, Filó, Clodoaldo e Abate, além de Formiga.

Foto: Centro Pró-Memória
• Webstories: Jogadores do Paulistano formaram e venceram na seleção brasileira
Desfecho pelo amadorismo
↪️ O Paulistano deixou a APSA no final de 1925 para fundar a LAF (Liga de Amadores de Foot-Ball, onde foi vencedor três vezes – 1926, 27 e 29), num último movimento do presidente Antonio Prado Junior para manter o amadorismo em vigor.
🔚 No final de 1929, campeão e dominante, mas desgostoso com os rumos da modalidade, Prado Jr. encerrou as atividades do futebol no Clube e fechou, assim, capítulo dos mais brilhantes da história.