Comunicado Oficial N. 05
CLUB ATHLETICO PAULISTANO.
17 de abril de 2020.
QUANTO CUSTA O CLUBE FECHADO
Prezados Associados,
Tendo em vista os vários questionamentos dirigidos à Diretoria do Clube no que tange à não concessão de descontos nas contribuições sociais durante o fechamento do Clube, temos a esclarecer que:
1 – As receitas neste período ficam restritas apenas ao que é recebido das contribuições sociais.
Significativas receitas como as advindas de bares e restaurantes, de cursos oferecidos pelos Departamentos Cultural e Esportivo, de estacionamento e de aluguel armários, entre outras, ficam reduzidas a zero neste período.
2 – Quanto às despesas, muitas delas continuam sendo incorridas, mesmo com o não funcionamento do Clube. São os chamados custos fixos.
Ressaltem-se aqui as despesas com a folha de pagamento do Clube, que, mesmo tendo sofrido uma redução de 25% em função de negociação com o Sindicato da categoria, continuam a ter peso importante.
Serviços de manutenção, limpeza e fiscalização, mesmo em menor escala, continuam sendo necessários. As obras em andamento, seja por razões técnicas ou contratuais, não foram interrompidas, pois isto acarretaria pesado ônus financeiro. Serão realizadas também: a) reforma da piscina olímpica, custeada por recursos obtidos através do Comitê Brasileiro de Clubes, já contratada e com prazo de execução determinado; e b) a implantação do novo sistema de catracas, também já contratada.
O Clube, através de renegociações com seus prestadores de serviços, obteve reduções no montante pago no que se refere à limpeza e à operação do estacionamento. O consumo de eletricidade, água e gás sofreu redução, na média, de 46%.
3 – Observa-se, no entanto, que as despesas, indispensáveis à preservação do Patrimônio do Clube, são maiores em, aproximadamente, R$ 720.000,00 mensais que o arrecadado com as contribuições sociais, montante este que terá que ser coberto pelo Caixa do Clube. Ressalte-se aqui que a previsão da entrada das contribuições sociais está baseada no histórico de 2% de inadimplência. Caso ela aumente, maiores recursos terão que ser obtidos do Caixa.
Com o fechamento nos meses de abril, maio e junho:
Os gastos estão compostos pelas despesas abaixo:
Desta forma, e baseada na precaução demonstrada na administração das finanças do Clube pelas diretorias que nos precederam, precaução que esta Diretoria tem por norte, decidiu-se pelo parcelamento (opcional) das contribuições sociais dos meses de maio e junho deste ano, conforme informado aos srs. sócios em comunicado anterior.
Nos colocamos à disposição para prestarmos os esclarecimentos que os sócios solicitarem.
A Diretoria Financeira