Taça Competência foi conquistada três vezes pelo futebol do Paulistano
🏆 Em 1919, 1920 e 1922, o pioneirismo do Paulistano no futebol foi reforçado com conquistas reconhecidas como campeão estadual. Foi pela Taça Competência, criada pela APSA (Associação Paulista de Sports Athleticos) – entidade organizadora do período.

Foto: Fábio Figueiredo
⚽ Um jogo apenas, entre o campeão do ano anterior de São Paulo (capital) e o do Interior – o campeonato era dividido desta forma, naquele momento. A partida acontecia no ano seguinte ao das conquistas.
1️⃣ Na primeira vez da disputa, em 1919, o time branco e vermelho recebeu no campo do Jardim América o Taubaté, em 17/8 (domingo). Ganhou por 5 a 0, com gols de José Franco (2) e Mario Andrada no primeiro tempo; e Mario Andrada e Carlos Botelho no segundo tempo.
2️⃣ Nas duas vezes seguintes, duelos contra o Paulista, de Jundiaí, ambas no campo da Floresta, em São Paulo. Em 1920, foi no dia 10/10 (domingo) e uma vitória alvirrubra por 5 a 4, com quatro gols de Friedenreich e um de Plinio.
3️⃣ Para o ano seguinte, em 1921, no dia 21/4 (sexta-feira), o placar final foi ainda mais impactante: vitória do Paulistano por 6 a 3. Foram três gols de Mario Andrada, com Zecchi, Friedenreich e Sergio fechando o resultado para a equipe da capital.
🔚 O torneio continuou sendo realizado até 1927, e o time branco e vermelho não retornou à disputa por deixado a APSA ao final de 1925 para fundar a LAF (Liga de Amadores de Foot-Ball). O departamento de futebol no Clube foi fechado no final de 1929.
Veja também:
• Tetra do Paulistão no futebol é feito histórico do Clube
• Vitórias do futebol no Rio garantiram taça nacional, em 1920
• Precursor do futebol brasileiro: Paulistano foi o primeiro a jogar na Europa, em 1925
• Futebol no Paulistano: confira taças e resumo sobre a história