Palavra da Diretoria – Compromissos e realizações
Por Eder do Lago Mendes Ferreira, presidente da Diretoria
Meu mandato como presidente da Diretoria chega ao fim. Foi uma responsabilidade imensurável, vivi intensamente cada mês, cada dia desses três anos, acompanhando de perto todos os aspectos do cotidiano do CAP, ouvindo, debatendo, na busca por soluções. E agora, ao avaliar a retrospectiva que essa edição da revista publica em textos e fotos, orgulho-me de tudo o que foi realizado.

Em meu discurso de posse, retomei pontos que havia citado durante a campanha para a presidência, pilares que sustentaram a administração do Clube nesses três anos e que resumirei a seguir. Garanti que não seria um trabalho meu, mas sim coletivo, conduzido por toda a Diretoria. Por isso, mais uma vez divido os méritos com aqueles que dedicaram tempo e esforços para a melhoria do Clube. Em 2022, também disse que manteríamos a evolução patrimonial e, desde então, muitas foram as etapas concluídas, como a finalização do Edifício Paulistano 120, as construções de novos parquinhos e dois restaurantes muito elogiados e as primeiras entregas no ginásio Antonio Prado Junior, como a já utilizada sala de esgrima. Além disso, deixamos como legado a aquisição de andar comercial externo para atuação de funcionários, para assim liberarmos mais espaços para associados. Fizemos tudo isso sem prejudicar a estabilidade financeira do Paulistano. Graças a uma boa gestão e a vitórias judiciais, recebemos o Clube com R$ 27 milhões em caixa e entregaremos com R$ 100 milhões.
Quando assumimos a gestão do Clube, também nos comprometemos a trabalhar pelo aumento da transparência, para que o Paulistano avançasse em direção a todos os conceitos relacionados às definições de compliance. Tomamos muitas ações nesse sentido, mas destaco os papéis de duas novas diretorias, de Governança e Jurídica, que muitos frutos gerarão ao CAP. Outra novidade, a diretoria de Desenvolvimento Social, também moderniza nosso olhar, agora mais atento ao mundo que existe ao redor do Clube. Também assumimos um compromisso pela melhoria da comunicação entre Diretoria e associados, e hoje temos diversos canais digitais que operam em tempo real. Ainda nesse tema, cito a realização de duas pesquisas de satisfação, com o objetivo de dar voz aos sócios.
Outra marca da nossa Diretoria foi a realização de eventos, para todos os gostos e idades. Aqui ressalto um momento inesquecível, com mais de 7 mil ingressos vendidos para um fim de semana protagonizado por Roberto Carlos e Alok. Na área esportiva, focamos na lapidação de jovens, simbolizado pelo projeto CAP Olímpico, que já deu resultados, como o inédito quarto lugar no ranking do Comitê Brasileiro de Clubes.
Durante os últimos dias de mandato, penso, com satisfação, nos muitos recados de apoio que recebo dos associados. Esse tipo de interação é um sinal de reconhecimento, assim como foi o resultado da eleição ocorrida no último mês, quando candidatos da Chapa Paulistano foram escolhidos para a Diretoria Executiva, para a Mesa Diretora do Conselho Deliberativo e para o Conselho Fiscal. Desejo boa sorte a todos, aos que permanecem e aos que chegam, na construção de um Clube cada vez melhor.
Nesse tema, não posso deixar de falar sobre o relacionamento que mantivemos com o Conselho Deliberativo, outra promessa de campanha cumprida. Realizamos inúmeras reuniões prévias de esclarecimentos e colheita de sugestões, fato inédito em nosso Clube. Isso resultou em maior participação dos conselheiros nas decisões do Paulistano e aprovação das propostas apresentadas, muitas vezes por aclamação.
Além disso, quero agradecer, e muito, toda a Diretoria, que não mediu esforços para trabalhar em prol desta gestão e dos objetivos traçados de início. E não poderia deixar de mencionar o apoio que tive de toda a minha família, em especial de minha esposa Inaia e de meus filhos Gabriela e Tiago. Sem este apoio nada seria possível.
Comandar a gestão de nosso Clube foi um objetivo que mantive por longo tempo, pois desejava ter a oportunidade de contribuir para a evolução de um lugar que tanto amo, um espaço em que fiz tantas amizades e aproveitei tantos bons momentos. Viva o CAP!
* Publicado na edição de março/2025 da revista Paulistano.