Esportes

Categorias da base do basquete iniciam as preparações para 2025

🏀 As equipes de base do basquete do Paulistano iniciam, em março, as competições para a temporada de 2025. Todas as categorias trouxeram reforços para o ano, com disputas até dezembro.

Os times sub 12, 13, 14 e 15 jogarão o Torneio da Grande São Paulo, enquanto as categorias 16, 18 e 20 disputarão o Estadual, ambos os campeonatos da Federação Paulista de Basketball (FPB). Além disso, as categorias 15, 17 e 19 participarão do CBI (Campeonato Brasileiro Interclubes), organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Em seu segundo ano de existência, o time sub 12 segue sob o comando do professor Rodrigo Antunes Ribeiro. De acordo com o treinador, a expectativa é ficar entre os dez primeiros da competição. A categoria conta com os associados Caio, Guilherme, João, Raul e Thomas.

Agregado com a chegada de novos atletas, somando a um time de remanescentes, o sub 13 segue sob o comando de Denilson Leite — que também está à frente do sub 14. Segundo Leite, “a categoria sub 13. ajudará o atleta a desenvolver outras características do jogo, como a parte tática.” Ele ainda prevê um bom desempenho competitivo no sub 14, pois o time venceu 14 dos 15 jogos que disputou no ano passado. 

Comando e reforços
Com novidades, o time sub 15 em 2025 será comandado por Rogério Neto, que foi auxiliar-técnico nas categorias de base. Somando-se à chegada dele, reforçam o time: Andrew dos Santos, Artur Borges, Henrique Nocera, João Lázaro e João Pastre. A equipe também conta com dois associados: Bernardo e Luiz Zimmermann.

As categorias sub 16 e 18 seguem sob o comando de Miguel Ricci Jr. O time até 16 anos manteve atletas e se reforçou com mais seis jogadores: Eduardo Gobbo (pivô), Gabriel Mileski (armador), Luca Renó (armador), Miguel Monsalvo (ala/pivô), Murilo Broering (ala) e Vitor dos Santos (ala). 

Para a categoria sub 18, chegaram ao elenco: Arthur Mattos (ala/armador), Caio Mathias (ala/armador), Cristian Ferreira (ala ou ala/pivô), Diego Zago (ala pivô ou pivô), Luiz Filipe Pereira “Mãozinha” (ala/pivô ou pivô) e Pietro Melo (armador). Ricci Jr. considera ambos os times promissores. “São vários atletas com uma projeção muito grande e estamos muito entusiasmados com isso, porque a gente acredita que eles vão poder ficar conosco durante bastante tempo.”

Novidades em quadra
Treinado por Renan Custódio, o time sub 20 passou por reformulação. Além de contar com atletas da categoria sub 18, chegaram ao Clube: Enrico Bianchi (ala/armador), Gabriel Joaquim (ala), Luiz Guilherme (ala/armador) e Vinícius Lima (pivô). Para esta temporada, além do Paulista, a equipe disputará a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete), o Interligas e o CBI sub 19.

A tabela completa de jogos do Estadual (para todas as categorias) pode ser conferida no site oficial da FPB, clicando aqui.

Patrocínio
Incentivo
Patrocinador

Tudo sobre: