Conselho Deliberativo

Palavra do Conselho – Conclusão e reinício

Por Sylvio Francisco Antunes Filho, presidente da Mesa Diretora do Conselho Deliberativo

Uso esse espaço para agradecer meus colegas do Conselho Deliberativo, notadamente os componentes da Mesa Diretora, pela atuação educada e democrática que não só permitiu a realização de 14 reuniões gerais, bem como dezenas de encontros e de reuniões abertas para análise e desenvolvimento de temas específicos.

Sylvio Francisco Antunes Filho, presidente da Mesa Diretora do Conselho
Deliberativo

Os esforços coletivos geraram importantes alterações no Estatuto Social que, aprovadas pelo Conselho Deliberativo e posteriormente pelos associados em Assembleias Gerais, modernizam aspectos da gestão do Paulistano, como, por exemplo, alterações na composição da Diretoria Executiva, tais como, a criação do cargo de diretor jurídico, além da consolidação da Ouvidoria e da Governança como órgãos de controle. A área de governança passou por outras mudanças significativas, com o estabelecimento de regras para a escolha de seu diretor e, principalmente, com as oficializações do Código de Ética e Conduta e do Comitê de Ética e Integridade, ferramentas fundamentais para termos um Clube alinhado aos conceitos de compliance vigentes no ambiente corporativo.

Outros passos importantes foram a revisão das regras para imposição de penalidades, com a criação de multa administrativa para infrações na garagem, por exemplo, mais a criação de comissões disciplinares especializadas que garantem eficácia e imparcialidade no julgamento dos processos de investigação de faltas cometidas por associados. Também foi inserido no Estatuto Social um parágrafo que afasta associados que se enquadrem nas hipóteses de inelegibilidade previstas na Lei da Ficha Limpa de qualquer cargo na Diretoria Executiva, na Mesa do Conselho Deliberativo e no Conselho Fiscal do Paulistano.

Ainda, foi criada Comissão Especial para acompanhamento das licitações e concorrências nas contatações realizadas pelo CAP e, também Comissão Especial para estudo e implantação de Código de Ética e Conduta, Comissão Disciplinar Permanente do Conselho Deliberativo e Comissão Disciplinar da Diretoria Executiva.

Nos três anos em que presidi o Conselho Deliberativo, com grata satisfação, pude acompanhar colegas que atuaram com seriedade, civilidade e respeito a opiniões divergentes, focados em melhorias para o Paulistano de hoje e dos próximos anos.

Agradeço a todos, em especial ao presidente Eder do Lago Mendes Ferreira e sua Diretoria, pela dedicação e competência empregadas na gestão do CAP, convicto de que o comprometimento pelo bem do nosso Clube permanecerá íntegro, com as novas lideranças a partir de março, quando se iniciam os mandatos que deverão dar seguimento ao processo de modernização do Estatuto Social.

* Publicado na edição de fevereiro/2025 da revista Paulistano.