Publicidade:

Conexão Cultural – Agosto/2024

Programa com coordenação de Raquel Alessandri terá três encontros em agosto.
EVENTOS GRATUITOS, SEM NECESSIDADE DA RETIRADA DE INGRESSOS


EVOLUÇÃO DA ORTODONTIA E ODONTOPEDIATRIA
Gustavo Sollitto e Dani Bittar detalham como a odontopediatria e a ortodontia estão em constante evolução para atender às necessidades de saúde bucal em uma sociedade em transformação. Avanços tecnológicos garantem a exploração de novos horizontes: scanner intraoral, simulações em 3D e aparelhos personalizados por impressões 3D já se tornaram padrão. Enquanto os profissionais se voltam ao futuro com entusiasmo, não devem esquecer os fundamentos da ortodontia clássica, sendo a conexão entre tradição e inovação o caminho para a excelência. Serão abordadas questões como as razões que levam um dente a entortar e os tipos de aparelhos que podem ser utilizados nas correções. Também serão relatados os desafios da odontopediatria e como a primeira visita ao dentista pode impactar na vida e na saúde das crianças.

Gustavo Sollitto tem formação em ortodontia no Brasil e na Alemanha, é mestre em medicina dentária pela Universidade Fernando Pessoa, de Porto, Portugal, estudou na Hannover Medical School e é pós-graduado em ortodontia pela Haranni Academie, na Alemanha. Aprendeu com o pai, professor por mais de 40 anos, os fundamentos da ortodontia tradicional e, na Alemanha, mergulhou nas mais modernas técnicas. Dani Bittar é professora-assistente no curso de especialização em odontopediatria da USP e no curso de ortodontia e ortopedia da Faculdade São Leopoldo Mandic. É mestra em ciências odontológicas com ênfase em odontopediatria pela USP e especialista em odontopediatria e ortodontia pela USP. Percorreu longa jornada de estudos e atualizações, incluindo passagens pelo Centro de Atendimento a Pacientes Especiais, pela Dentoclinic, de Barcelona, e pela USP, onde conquistou o primeiro lugar do prêmio Formiga de Ouro.

🗓️ 13 DE AGOSTO, TERÇA, 17H30, na boate


ESTIMULAÇÃO CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS
Heloisa Juliana Zabeu Rossi Costa explica a importância da preservação e da estimulação sensorial para prevenir doenças degenerativas cerebrais. O bom funcionamento dos órgãos dos sentidos amplia a interface entre ser humano e ambiente, aprimorando as funções cognitivas e as relações sociais. A palestrante é médica otorrinolaringologista, com pós-doutorado pela FMUSP, graduação, mestrado e doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

🗓️ 20 DE AGOSTO, TERÇA, 17H30, na boate


ACERVOS DOS PALÁCIOS DO GOVERNO
As coleções dos palácios do governo de São Paulo constituem um imenso arco estilístico de 500 anos de história da arte, obras que abrangem períodos do Renascimento Italiano ao Modernismo Brasileiro. Associados poderão conhecê-las pelas palavras e imagens do especialista Percival Tirapeli, pesquisador e professor titular em história da arte brasileira pela UNESP, pós-doutor pela Universidade Nova de Lisboa, doutor e mestre em artes pela USP. Realizou palestras sobre arte brasileira em diversos países, como Espanha, Noruega, México, França, Bolívia, Paraguai e Colômbia.

🗓️ 27 DE AGOSTO, TERÇA, 17H30 na boate