Publicidade:

Social

Palavra da Diretoria – Canal CAP de Integridade completa 1 ano

Por Cláudio Monteiro, diretor de Governança

O Canal CAP de Integridade, parte essencial do Programa de Ética e Integridade promovido pela Diretoria de Governança, completa, em 1º de julho, seu primeiro ano de operação. Na data, mais do que avaliar os resultados da ferramenta, celebramos avanços de uma nova mentalidade no Paulistano.

Cláudio Monteiro, diretor de Governança

Em maio, a Diretoria aprovou a Resolução Normativa 31, que regula o tratamento de denúncias encaminhadas ao Canal CAP de Integridade, um texto desenvolvido em parceria entre a Diretoria de Governança e a Comissão de Normatização. Novo passo será dado em agosto, quando o Conselho Deliberativo apreciará proposta de alteração estatutária para o estabelecimento do Código de Ética e Conduta e do Comitê de Ética e Integridade do Clube.

O Canal CAP de Integridade é utilizado para comunicações de possíveis violações ou desvios, operado de forma independente pela Contato Seguro, empresa especializada que garante anonimato e proteção ao denunciante. Até o fechamento dessa edição, foram recebidos 130 relatos e os temas mais recorrentes, assédio moral, assédio sexual e injúria racial, têm recebido tratamento sério e consistente por parte das áreas envolvidas, com ações corretivas, treinamentos e conscientização. Tudo é tratado de forma confidencial, pela Contato Seguro e pelo time de investigação da área de Governança, que atua de forma prioritária nos casos de maior gravidade.

Para acessar o Canal CAP de Integridade, há um link na página inicial do site oficial do Clube e QR codes divulgados em sinalizações distribuídas por áreas de circulação. São temas da ferramenta, por exemplo: corrupção, assédio moral ou sexual, vantagens indevidas, racismo e discriminações, abuso de poder, conflito de interesses, fraudes e informações inexatas, e outros temas ligados à ética e integridade. Há casos, entretanto, que devem ser informados diretamente ao setor de Fiscalização, como mau comportamento entre associados, desrespeito às regras de uso das instalações e serviços e manifestações ofensivas ao Clube.

A criação da Diretoria de Governança é uma das principais bandeiras da atual gestão. As mudanças que trouxemos nos últimos anos exigem trabalho árduo e contínuo, com resultados nem sempre imediatos.
Porém, tenho a convicção de que a estrutura que estabelecemos é o legado mais relevante que poderíamos deixar para as próximas gerações.

* Publicado na edição de julho/2024 da revista Paulistano.