Publicidade:

Clássicos aos Sábados – Julho/2024

🗓️ SÁBADOS, 12H15, no auditório
🎫 GRATUITO / SEM INGRESSO

Clássicos aos Sábados, programa com curadoria de Rosana Caramaschi, promove artistas que apresentam o melhor da música erudita, em diversas formações. Em julho, serão quatro edições.

Estefan Iatcekiw é o destaque do mês, com apresentação no dia 27. Premiado com o primeiro lugar no lV International Rachmaninov Piano Competition for Young Pianists na Alemanha, o prodígio, de apenas 20 anos, desenvolve trajetória aclamada pelo público e pela crítica. Também venceu o concurso Prelúdio, da TV Cultura, em 2017, que lhe valeu bolsa de estudos de três anos no Conservatório Franz Liszt, em Budapeste, Hungria. Com apenas 15 anos, foi aceito no renomado Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, Rússia, na classe de bacharelado em piano, tendo, como orientador e professor, Sergey Kuznetsov. Frequentemente, apresenta-se em salas nacionais e internacionais e, em 2023, lançou seu primeiro álbum, com obras de Sergey Rachmaninov.

Atração do dia 6, a pianista Karin Fernandes aprimorou suas habilidades em cursos na Europa, onde estudou, por exemplo, com Maria João Pires e Bernard Flavigny. Atuou como solista em várias orquestras, incluindo a OSESP, Filarmônica do Amazonas, OSUSP e Orquestra Sinfônica de Campinas, além de estrelar recitais frequentes na Europa e América do Sul. Tem um total de 16 álbuns lançados, e sua excelência é reconhecida pela conquista de 21 primeiros lugares em concursos, incluindo o prestigioso Prêmio Eldorado de Música.

O auditório recebe, em 13 de julho, a violinista Daphne Oltheten e o pianista Henrique Gomide, que encantam, há mais de uma década, o público na Europa e no Brasil com um choro camerístico que transcende gêneros. O duo Brasis garimpa seleção pouco tocada de pérolas musicais brasileiras, de Moacir Santos, Baden Powell, Yamandu, Guinga, Gismonti e outros. A dupla utiliza piano brasileiro, violino clássico e arranjos engenhosos para interpretar ritmos nordestinos como forró, baião, maracatu e frevo.

O duo Arcos assume o palco no dia 20. É composto por Paola Baron, harpista principal da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, e Edgar Leite, que faz parte do naipe de primeiros violinos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Baron concluiu mestrado na Universidade Mozarteum de Salzburg, Áustria, com Sarah O’Brien, e se aperfeiçoou no Conservatório Superior de Lyon, França, com Fabrice Pierre. Atuou como solista e camerista na Itália, França, Alemanha, Áustria, EUA e Brasil. Leite estudou violino com os professores Yoshitame Fukuda, Márcia Fukuda, Elisa Fukuda, Esdras Rodrigues e Pablo de Leon. É bacharel pela UNESP e mestre em violino pela Lynn University, Estados Unidos. Participou de festivais e orquestras, principalmente no Brasil e Estados Unidos.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS
📅 6 DE JULHO
Concerto de piano com Karin Fernandes No repertório, Franz Schubert, Franz Liszt, Cécilie Chaminade, Marcelo Tupinambá, Sergei Rachmaninoff


📅 13 DE JULHO Duo piano e violino, com Henrique Gomide e Daphne Oltheten No repertório, Elomar Figueira Mello, Moacir Santos, Carlos Gomes, Baden Powell, Aníbal Augusto Sardinha, Ricardo Herz.


📅 20 DE JULHO Duo harpa e violino, com Paola Baron e Edgar Leite No repertório, Edward Elgar, Fritz Kreisler, Johnn Sebstian Bach, Georges Bizet, Isaac Albéniz, Niccòlo Paganini


📅 27 DE JULHO Recital de piano com Estefan Iatcekiw No repertório, Frédéric Chopin, Sergei Rachmaninoff, Heitor Villa-Lobos, Igor Stravinsky