Publicidade:

Esportes

Há 100 anos, Paulistano participava da fundação da FPB

Em 29 de abril de 1924, a sala do conselho do Esperia reuniu representantes do clube anfitrião, mais Paulistano, Associação Cristã de Moços, Associação Atlética São Paulo e Palmeiras para a fundação da Federação Paulista de bola ao cesto, esporte atualmente conhecido como basquete.

Na ocasião, Alberto Byington Junior, enviado pela Diretoria do Clube, acabou escolhido para ser o primeiro presidente da entidade.

Associados praticam o basquete desde o início da década de 1920, com a disputa de campeonato interno em 1922, um ano antes da instalação oficial da seção no Paulistano.

Em 1925, o Clube atuou no campeonato de estreia da Federação Paulista e, desde então, soma dezenas de conquistas em competições organizadas pela entidade, tanto nas categorias de base, como na principal.

Na era amadora, a maior vitória aconteceu em 1944, quando o Clube sagrou-se campeão de São Paulo. Em 2002, o Paulistano, agora já com uma equipe profissional, retornou à série A1 do Estadual.

Desde então, permanece na elite do esporte e hoje soma sete finais do Campeonato Paulista, com dois títulos (o primeiro em 2017), sendo o atual campeão (2023).

Patrocínio
Apoio
Incentivo
Patrocinador

Tudo sobre: