Publicidade:

Esportes

Maicon Andrade é campeão no tae kwon do dos Jogos Pan-Americanos

Maicon Andrade, atleta do Paulistano, fez parte do trio brasileiro que celebrou a medalha de ouro no Kyorugi por equipes, competição do tae kwon do, nos Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago, Chile. A competição, realizada nesta terça-feira (24/10), envolveu 11 países e representa uma conquista inédita para o esporte nacional.

Maicon Andrade durante a final contra o Chile, no Pan de Santiago. Foto: Gaspar Nóbrega/COB

“Esse ouro significa muita coisa, um sonho, um trabalho, mais uma conquista para carreira. Então, título inédito para o tae kwon do brasileiro, título inédito pra minha carreira e de toda equipe. A gente nunca tinha conquistado e nunca tinha disputado uma competição desse estilo, como a gente teve essa competição agora. Estou muito feliz com essa conquista”, disse Maicon Andrade.

Paulo Ricardo Melo, da categoria até 58 quilos, Edival Pontes, o Netinho, até 68 quilos, e Maicon, acima de 80 quilos, estrearam contra equipe argentina, em duelo muito equilibrado, vencido pelos brasileiros por 101 a 95.

Nas quartas de final, contra Cuba, o trio nacional perdia até os últimos segundos, mas manteve a frieza e buscou a virada, 76 a 70, com parcial de 32 a 17 no terceiro e último round.

Com a medalha de bronze já garantida, a equipe do Brasil entrou focada nas duas fases finais, com amplos domínios e vitórias do início ao fim, sobre Equador, na semifinal, derrotado por 67 a 37, e Chile, na decisão do ouro, que, mesmo com apoio da torcida, caiu por 48 a 16.

“A gente fez história no tae kwon do brasileiro e na nossa carreira. Sempre seremos lembrados por esse feito que a gente fez aqui. Isso que me mantém motivado, me mantém muito feliz em saber disso. Nós quebramos um tabu, um recorde, de estar nesse evento e ser campeão dos Jogos Pan-Americanos. A equipe Brasil foi excelente, nossas táticas, nossa estratégia foi perfeita e ganhamos. Trouxemos o ouro!”, comemorou.

No último domingo (22/10), Maicon Andrade disputou a chave individual acima de 80 quilos, mas acabou eliminado nas quartas de final.

Tudo sobre: