Ações Sociais

Combate ao Assédio no Trabalho

Em novembro, o Paulistano lançou campanha educativa contra o assédio no ambiente profissional. O assédio expõe o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à personalidade, dignidade ou integridade psíquica. Como efeito, exclui a posição do empregado, deteriorando as condições de trabalho, durante sua jornada e exercício de suas funções

Com o apoio da Diretoria Administrativa e de Sustentabilidade, a campanha visa manter ambiente organizacional sustentável para todos os colaboradores, além de informar o público interno sobre seus conceitos e reforçar a responsabilidade socioempresarial.

É preciso conscientizar a todos a respeito da gravidade e da importância do tema. O assédio está em desacordo com a estratégia de gestão de empresas socialmente responsáveis, como o CAP. Pode gerar consequências específicas, como depressão, estresse, ansiedade e distúrbios psicossomáticos.

Durante a campanha, serão distribuídos manuais com orientações para o entendimento da legislação e como proceder diante da situação, caso ocorra. O Clube também disponibilizará canal de denúncias devidamente divulgado nos murais da empresa.

Esse grande passo em direção à formação de uma cultura positiva atende a cinco dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU: 3 (saúde e bem-estar), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 10 (redução das desigualdades) e 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Tudo sobre: